COMO TIRAR UM PASSAPORTE.

COMO TIRAR UM PASSAPORTE.

Image

Olá caros colegas, vocês vão aprender agora passo a passo no “coisas de aluno” como tirar o nosso velho e bom amigo passaporte!

Um passo muito importante e fundamental para toda e qualquer pessoa que deseja estudar fora do país é tirar o passaporte. Para facilitar sua vida resolvi (Eu Caique) detalhar aqui passo a passo de como se tira um passaporte da forma mais simples possível… Enquanto aprendo a tirar o meu vou ajudando vocês com este simples tutorial. Só para lembrar, toda viagem deve ser programada, precisamos olhar gastos, datas, roupas e tudo que é preciso para suprir as carências básicas que uma viagem requer e fazer tudo de forma mais segura possível.

-Nunca marque nada com curtos prazos

-conheça bem o país que deseja estudar ou passar férias

– Pesquise sobre sua cultura, idioma e condições de moradia e se possível faça amizade com nativos e com brasileiros que moram no nele (No país desejado para viagem)

Obs. Você deve sempre buscar fontes confiáveis o que  tornará fundamental para uma boa viagem.

Sempre pergunte, pesquise em sites confiáveis e nunca faça contas exatas, viajar implica em gastos, que podem ser baixos é claro! Porém ter um dinheiro reserva fará toda a diferença caso ocorra uma eventualidade… Entendido? Então apertem os cintos e lá vamos nós Uhuuuuuuu!

COMO TIRAR UM PASSAPORTE.

O primeiro passo é fazer a solicitação o documento no site http://www.dpf.gov.com, vamos lá passo a passo, não é complicado:

Após acessar a página, você verá a opção no canto esquerdo em SERVIÇOS “PASSAPORTE” ou então no meio da tela “REQUERER PASSAPORT”

Image 

Após localizar a opção clique e será aberta a seguinte página;

Image

Depois de preenchidos os campos a cima, clicar no botão do canto inferior “PROXIMO”. Observação, o item “NOMES ANTERIORES” é destinado a pessoas que mudaram de nome por algum motivo, caso nunca tenha mudado de nome ignore esta opção.

Nesta opção agora da aba DOCUMENTOS, dois detalhes devem ser bem observados, a ultima opção que é “PASSAPORTE ANTERIOR” caso seja seu primeiro passaporte você deve marcar “NUNCA TIVE PASSAPORTE”. Uma coisa que confunde também é a opção “SITUAÇÃO MILITAR”, nela pede algumas informações em relação à série e número que funcionam da seguinte forma;

Série são os 5 primeiros números após o RA e número são os demais, a categoria é dividida em 1ª, 2ª e 3ª para quem foi dispensado da incorporação. E a unidade militar é o número do lado esquerdo da CSM.

Image

Após preenchido e clicado no botão inferior “PROXIMO” irá ser gerado um boleto o qual deve ser impresso e terá cerca de 20 dias de vencimento, ex: gerei o meu boleto “GRU” dia 05/11/2012 e o vencimento ficou para dia 25/11/2012.

Depois de gerada a GRU um passo importante a ser dado é o agendamento, caso você tenha tempo livre e possa ir diretamente a um dos postos da Polícia Federal faz bem, porém, se quiser evitar filas deve agendar na aba “LOCAL DE ATENDIMENTO”, colocando cidade e posto e imprimindo também o papel que deverá ser levado ao local com a GRU paga e os documentos necessários para recebimento…

DOCUMENTAÇÃO

  • Identidade ;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovantes da ultima votação (Caso não tenha votado levar declaração da justiça eleitoral de quitação ou justificativa eleitoral);
  • Documento militar;
  • Certificado de naturalização (para naturalizados);
  • Comprovante bancário de pagamento da GRU;
  • Passaporte (para quem tem passaporte é preciso leva-lo);

A documentação a cima é para passaporte comum para brasileiros maiores de 18 anos, dúvidas ou para solicitar outro tipo de passaporte Clique Aqui

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s